sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

E ainda falam de Portugal...?

Tenho um amigo brasileiro, que mora cá em Portugal vai fazer 7 anos. Veio para cá em busca de novas oportunidades e lá conseguiu um trabalhinho como pintor. Aqui constituiu família, solidificou laços de amizade, enfim, integrou-se.
No ano passado resolveu combinar com a esposa, uma visita ao Brasil, a fim de mostrar a terra onde nasceu, brincou... Trabalharam um ano inteiro, só a pensar em como seria bom passar dois meses nesse Paraíso tropical que é o Brasil, reencontrar-se com a família e com amigos que não viu nesses sete anos em que esteve em Portugal.
No inicio do mes de Novembro de 2007, lá foi ele todo contente comprar os bilhetes de ida e volta para a famelga (mulher e filho). Gastou perto de 3.700€. A meio do mês, combinou com a família do Brasil, o dia e a hora para os irem esperar no aeroporto de Goiás.
A partida para a aventura deu-se no dia 01 de Dezembro. E que aventura...
Chegados ao aeroporto depois de uma viagem de 14 horas, vetaram a entrada da esposa... Porquê? Porque ela é meio portuguesa, meio norte americana, tem dupla nacionalidade. Se ela fosse só Portuguesa, não haveria qualquer problema, seria feito um passaporte na hora mediante o pagamento da taxa e tava feito, mas... Ela também é norte americana... Para entrar no Brasil, necessitaria de um visto... Os guardas da alfandega, deteram a esposa do meu amigo a fim de ser deportada para Portugal. Imagine-se a algazarra, depois de tanto dinheiro investido, familiares a desesperar de saudades e etc e tal... Mas não acaba por aqui.
Esse meu amigo tentou pedir uma explicação e digo tentou, porque para alem de não lhe ter sido dada qualquer explicação, ainda ficou detido, tendo sido agredido á frente da mulher e do filho, naquilo a que muitos chamam de brutalidade policial. Enquanto estava sendo algemado, ainda teve tempo de dizer ao filho: "Tá vendo filho? É nessa merda de País que, não tão dando oportunidade de voçê conhecer, que seu pai cresceu..."
Entre lágrimas de frustração, seguiram para Portugal, nessa mesma noite.

E agora pergunto eu: E ainda falam de Portugal?

1 comentário:

t5 disse...

há regimes assim....ESTUPIDOS!!nao se admite ser se agredido em frente da familia....há policias que se lhe derem uma pistola e um distintivo para as maos julgam que sao os reis do mundo...